segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Circuito SESC de Artes

dia 22 de outubro
local: em frente ao CINEMA FAC

17h.......Desenhar Uma Árvore, Fios No Espaço e Outras Oficinas e Jogo Acervo Sesc de Arte Brasileira.

17h30...Repórter Abelha e Suburbano Convicto.

18h.......Brincadeira.

19h.......Perfume para Argamassa.

19h30...Amor por Anexins.

20h30...Library.

21h.......Gerson King Combo e Supergroove.

Seis ônibus partem da Capital em direção a 88 cidades do Interior do Estado. O percurso dura três semanas, de 19 de outubro a 7 de novembro. Os passageiros de cada roteiro - em média 40 artistas, técnicos e produtores - levam na bagagem seu repertório artístico e apresentam seus espetáculos, um dia em cada município, nas praças públicas destas cidades. Atrás de cada ônibus, segue um caminhão levando telões de 300 polegadas e inúmeros objetos e adereços, além de palco e cenário. Toda essa estrutura integra a engrenagem que coloca na estrada o CIRCUITO SESC DE ARTES.

O conceito da edição 2010 do Circuito explora o imaginário das praças públicas como locais de troca de experiências e pretende provocar uma suspensão no tempo cotidiano da população. A idéia é presentear cada cidade com uma programação cultural composta de diferentes linguagens artísticas. São elas: artemídia, artes visuais, circo, dança, literatura, música e teatro.

Cada um dos seis ônibus leva um bloco de programação diferente (são 60 atrações ao todo) e, num dos assentos, um cronista que produzirá textos, poemas, minicontos, fotos e pequenos vídeos a partir das experiências vividas em cada cidade. Seus relatos serão postados no site do Circuito. Além dessa crônica, como parte da programação literária, cada roteiro receberá também um “repórter abelha”, que circulará pela cidade durante o evento, captando depoimentos sobre a relação dos moradores com a literatura - o que leem, o que gostariam de ler. No fim do dia, as pessoas terão a surpresa de se ver no telão, onde seus depoimentos serão exibidos.

O Circuito Sesc de Artes viaja o Estado de São Paulo por lugares como a pequena Ibaté (com 28 mil habitantes) até as grandes cidades, como Campinas, São José do Rio Preto, São Carlos, Ribeirão, São José dos Campos e Sorocaba, entre outras. Cada unidade do SESC no interior, litoral e Grande São Paulo se encarrega de estender esta ação a até oito cidades em seu entorno.

A edição deste ano apresenta artistas como Simoninha, Max de Castro, Banda Black Rio, Cia Nova Dança, Los Gingers (grupo circense espanhol), Grupo La Mínima, Grupo Acrobáticos Fratelli e Paulinho Moska, entre outros. Também tomam estes ônibus os cronistas Tavinho Paes, Inês Cardoso, Daniel Pellizzari, entre outros.

Teatro, dança, circo, música

“Além de levar algo novo para as cidades, o Circuito inclui projetos que interajam diretamente com o público, ou que o tire do seu percurso habitual”, acrescenta Sérgio Pinto, assistente da Gerência de Ação Cultural do SESC SP”. Em teatro, por exemplo, um dos destaques é a Cia O Povo em Pé, com o espetáculo Pausa para Respirar. Vestidos com jalecos brancos, os atores convidam a platéia para uma pausa. O público senta em uma cadeira e repousa os pés sobre numa bandeja com grama ou terra. Dessa forma, são convidados a uma reflexão. Para Cris Estevam, diretora da Cia OPOVOEMPÉ, a intervenção (ou "atendimento" como a diretora prefere) Pausa para Respirar foi criada para oferecer um olhar diferente sobre o espaço urbano.

Em dança, o Grupo Grua viaja com o espetáculo Corpos de Passagem, com 8 bailarinos trajados com figurinos de seguranças. Ainda em dança, a bailarina Cris Oliveira apresenta seu Espaço para Dança. Com uma arara de roupas e um set de músicas, o público escolhe o figurino, a música e a dança que vai assistir.

Em artemídia, foram selecionados artistas que oferecem uma nova forma de cinema. Com a proposta de apresentar a cidade um filme feito ao vivo, a partir de imagens abstratas e de sons eletrônicos, o Circuito exibe como novidade, o Live Cinema. Dentre os artistas dessa linguagem a dupla Daniel Nunes e Leandro Araújo passeia pela cidade captando seus sons. Ao retornar à praça, inserem "os barulhos da cidade" no software criado por eles para transformar sons em imagens e imagens em novas e diferentes trilhas, num espetáculo para os olhos e ouvidos.

Em circo, vale conferir Los Gingers, companhia espanhola com acrobatas que “fingem” não acertar seus malabarismos durante a performance e a palhaça Lu Lopes e seu Rubra Pocket Show. Em artes visuais, as atrações seguem o objetivo da curadoria, inserindo o público e a praça em poéticas visuais. Assim, o artista plástico Bruno Vianna, por exemplo, faz o Eletropipas, ensinando o público a criar pipas modificadas com luzes e circuitos. No final do dia, estas pipas sobem ao céu com estes leds luminosos e iluminam a praça durante o baile que fecha a programação. As atrações na área de música reúnem um repertório animado, com destaque para artistas como Max de Castro e Simoninha, com o Baile do Simonal.

Para Aldo Quiroga, criador do “Repórter Abelha”, os vídeo-repórteres buscam uma forma de aglutinar o público. Ao mesmo tempo em que o entrevistado fala da sua experiência sobre literatura, ele é convidado pelo repórter a ir à praça para se assistir. Desta forma, encontra outras pessoas e divide sua experiência”.

De acordo com Sérgio Pinto, "as atividades se concentram em três semanas para desta forma enriquecer o encadeamento da programação a fim de possibilitar a percepção de um circuito de atividades único". Cada cidade foi escolhida pelo SESC com o critério de fortalecer o conceito de Rede, inclusive nos municípios que não dispõem de Unidades do Sesc.

Para Danilo Santos de Miranda, Diretor Regional do SESC São Paulo, o Circuito Sesc de Artes 2010 tem como objetivo difundir as diversas manifestações culturais e, com isso, reforçar a ação do Sesc nas cidades do interior, litoral e Grande São Paulo.”É uma oportunidade de levar às 88 cidades por onde o circuito passará atividades diferenciadas que estimulem a participação e aproximem o público. Além disso, a edição deste ano aborda o conceito do imaginário das praças e pretende resgatar o encontro das pessoas para a troca de experiências”.

Dia 19/10, o site do Circuito estará no ar: www.sescsp.org.br/circuito

Acompanhe as histórias das 88 cidades em vídeos e crônicas postadas diariamente por seis cronistas convidados.