segunda-feira, 26 de outubro de 2009

- Dia Internacional da Animação

ENTRADA FRANCA


Exibição de filmes pelo Dia Internacional da Animação em Assis
Parceria entre a ONG Circus e o Cinema FAC

Galpão Cultural - às 20h
Rua Teixeira de Camargo, 205 Vila Operária - Assis – SP
28/10 (quarta-feira)
29/10 (quinta-feira)


Cinema FAC – às 20h
Rua Brasil 15 - Centro - Assis SP
31/10 (sábado)
01/11 (domingo)

Mostras disponíveis
Mostra Infantil – 42’02” (livre)
Mostra Paulista – 52’.30” (classificação 16 anos)
Mostra Nacional – 54’48” (classificação 16 anos)
Mostra Estrangeira – 54’19” (classificação 16 anos)

Mostra para deficientes auditivos - 1h 04’13” (livre)
Mostra Para Deficientes Visuais - 54’12” (livre)
Mostra Para Deficientes Visuais - Infantil 2009 – 1h 07’44” (livre)

Quatro dias de exibição em Assis
Por meio de uma parceria firmada entre o Cinema FAC e a ONG Circus Assis terá quatro dias de exibições de animações, divididas em sessões no Galpão Cultural e no Cinema FAC, pelo Dia Internacional da Animação. O lançamento da programação será realizado no Galpão Cultural, no dia 28, quarta-feira, às 19h30, com exibições simultâneas em todas as cidades que participarão da iniciativa neste dia. Outra sessão será realizada ainda no Galpão, na quinta-feira, dia 29, no mesmo horário. Já no sábado, 31, e domingo, 01 de novembro, as animações serão exibidas no Cinema FAC, às 20h. Em todos os casos, a entrada será gratuita.
O Dia Internacional da Animação é composto por mostras de filmes, cada aproximadamente uma hora de duração, com produções paulista, nacional e internacional, infantil e outras. É o segundo ano consecutivo que Assis participa da iniciativa, organizada em âmbito mundial, pela Associação Internacional do Filme de Animação. No ano passado, a mostra de produções de animação foi realizada somente no Galpão Cultural, com participação expressiva da comunidade, com um público que se revezou durante as três horas de exibições.

Link para imagens em alta resolução, cartaz do evento e spots de rádio:
site www.diadanimacao.com.br, no link imprensa



Dia Internacional da Animação 2009 será realizado em 102 cidades do Estado de São Paulo no dia 28 de outubro
Evento, que celebra o cinema de animação no mundo todo com a apresentação gratuita de curtas-metragens nacionais e estrangeiros e mostras paralelas, é realizado em todos os estados do Brasil e em mais de 30 países
A partir das19 horas do dia 28 de outubro, simultaneamente, 102 cidades do Estado de São Paulo vão celebrar o cinema mundial de animação com a realização do DIA – Dia Internacional da Animação, evento composto de mostras gratuitas de curtas-metragens nacionais e estrangeiros, que acontece, ao mesmo tempo, em todos estados brasileiros e em mais de 30 países.
O Estado de São Paulo é o recordista de cidades participantes no Brasil. Das cerca de 300 localidades brasileiras, 102 são paulistas. Desse total, em 2009, 66 municípios do Estado vão receber o Dia Internacional da Animação pela primeira vez. Confira a lista completa das cidades paulistas abaixo ou no site www.diadanimacao.com.br.
No Brasil, o DIA é realizado desde 2004 pela ABCA – Associação Brasileira do Cinema de Animação, e avança território, conquistando apoio e público a cada ano. Em 2008, 150 cidades promoveram a Mostra Oficial do DIA. Em 2009, cerca de 300 municípios vão realizar o evento graças à iniciativa voluntária dos organizadores locais e dos patrocínios de entidades, empresas e programas públicos.
O projeto é patrocinado nacionalmente pelo Fundo Nacional da Cultura da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e pela Petrobrás, por meio do Programa Petrobrás Cultural com incentivo da Lei Rouanet. E também conta com parceria da ASIFA – Associação Internacional do Filme de Animação, que faz com que filmes os brasileiros também sejam apresentados em outros países que comemoram o DIA.
No Estado de São Paulo, recebe o patrocínio do ProAC - Programa de Apoio à Cultura do Governo do Estado de São Paulo e, desde 2008, tem uma coordenação regional, a cargo o animador e cartunista Thomas Larson, de Ribeirão Preto, associado às produtoras Usinanimada e Super 8 Produções. A coordenação é responsável pela divulgação e pelo apoio à produção das mostras nas cidades do Estado.
O coordenador estadual,Thomas Larson, destaca que a união de esforços tem possibilitado, a cada ano, que mais público tenha acesso ao cinema de animação, o principal objetivo do evento. Em 2008, mais de sete mil pessoas assistiram às mostras e participaram das oficinas e eventos ligados ao DIA em todo o Estado, informa ele.
Larson lembra que, associado à produtora Usinanimada, também de Ribeirão Preto, a produção do evento recebeu aprovação de financiamento no edital de Festivais de Artes do PAC – Programa de Ação Cultural de 2008. “A conquista tornou possível a ampliação do número de cidades, chegando a 41 no ano passado. Em 2009, o projeto foi inscrito novamente para a obtenção do financiamento. Com a aprovação do ProAC, 102 cidades vão receber a Mostra Oficial do Dia Internacional da Animação 2009”, ressalta.
Dia Internacional da Animação
O DIA – Dia Internacional da Animação – comemora o aniversário de 117 anos da primeira projeção pública mundial de imagens animadas, em 1892. O pioneiro realizador Emile Reynaud promoveu com seu teatro óptico, no Museu Grevin, em Paris, a proeza de exibir desenhos animados três anos antes do cinematógrafo – o pai do cinema moderno - ser apresentado pelos irmãos Lumiere.
Foi para comemorar esta data que a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou o evento com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados. A cada ano que passa, a celebração cresce, contribuindo para a evolução do cinema de animação no mundo.
No Brasil, o DIA é organizado pela ABCA - Associação Brasileira do Cinema -com a atuação de seus associados espalhados pelo país. O evento é sem fins lucrativos, com entrada gratuita em todos os locais onde acontece. É o maior evento simultâneo do gênero promovido no país.
Para 2009, o evento conta com o apoio na divulgação da Globo Filmes, TV Rá-Tim-Bum, TV Brasil, TV Cultura, Canal Futura, Espaço Z, Rain, Movie Mobz, Sesc TV, MTV, HSBC Belas Artes, Cinemateca Brasileira, Santander Cultural, Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, Cine Brasil TV, CTAV – Centro Técnico do Audiovisual do Conselho Nacional de Cineclubes, Federação Paulista de Cineclubes e Fórum dos Festivais.
A diretora de eventos da ABCA e coordenadora nacional do DIA, Luciana Druzina, anuncia que em 2009 duas novidades estarão à disposição das cidades realizadoras, a Mostra de Deficientes Auditivos, produzida com o apoio do Centro de Produção de Legendas, e a Mostra de Deficientes Visuais, produzida com o apoio do Estúdio Beco das Garrafas, eventos que acontecem paralelamente à Mostra Oficial do dia 28 de outubro.
A formação de público e estímulo à produção de animação, em nível nacional, são objetivos do DIA. Por isso, a cada ano, a cobertura aumenta, chegando a todos os estados brasileiros e oferecendo a possibilidade para o espectador das capitais e de cidades de grande, médio e pequeno porte do interior assistir aos filmes de animação produzidos no país e no exterior.

Veja lista das cidades paulistas no Dia Internacional da Animação 2009:


Adamantina
Agudos
Alambari
Alumínio
Americana
Américo Brasiliense
Anhumas
Aparecida
Araraquara
Assis
Atibaia
Batatais
Bauru
Botucatu
Bragança Paulista
Brodowski
Buritama
Caçapava
Campinas
Campos do Jordão
Caraguatatuba
Casa Branca
Catanduva
Cerquilho
Cubatão
Diadema
Distrito São Francisco Xavier
Dois Córregos
Embu das Artes
Franca
Garça
Getulina
Guaratinguetá
Ibiúna
Ilha Solteira
Ilhabela
Itapecerica da Serra
Itapetininga
Itapeva
Itatiba
Itu
Jacareí
Jambeiro
Jandira
Lagoinha
Lençóis Paulista
Lorena
Lucélia
Matão
Mauá
Mogi das Cruzes
Mogi Guaçu
Monteiro Lobato
Nova Campina
Nova Odessa
Osasco
Osvaldo Cruz
Ourinhos
Palmital
Paraguaçu Paulista
Paraíbuna
Penápolis
Pindamonhangaba
Piracicaba
Piraju
Praia Grande
Presidente Prudente
Presidente Venceslau
Queluz
Ribeirão Corrente
Ribeirão Pires
Ribeirão Preto
Santa Bárbara D'Oeste
Santa Branca
Santa Cruz das Palmeiras
Santa Cruz do Rio Pardo
Santa Fé do Sul
Santa Gertrudes
Santo André
Santos
São Bento do Sapucaí
São Bernardo do Campo
São Carlos
São José do Rio Preto
São José dos Campos
São Lourenço da Serra
São Luiz do Paraitinga
São Paulo
São Pedro
São Roque
São Vicente
Sertãozinho
Sorocaba
Tanabi
Taquarituba
Taubaté
Tremembé
Ubatuba
Valinhos
Valparaíso
Viradouro
Votuporanga

Nenhum comentário:

Postar um comentário