terça-feira, 4 de agosto de 2009

- INSANIDADE

INSANIDADE

Dias 07, 08 e 09 de agosto as 20h00
Classifição 18 anos
Legendado
Titulo original: Silení
Pais de Origem: República Tcheca
Direção: Jan Svankmajer
Gênero: Ficcao/Terror
Duração: 120 min
Na sexta-feira dia 07 de agosto, logo após a exibição, teremos um debate sobre o filme INSANIDADE com o Doutor Luis Carlos da Rocha, professor de psicologia social da UNESP de Assis.
Sinopse: “Um filme de terror filosófico”. É assim que Jan Svankmajer descreve o seu filme, esse novo e já "Clássico do Cinema Europeu"!SÍLENÍ, que literalmente significa "Insanidade", é uma fantasia transgressora, livremente baseada em contos de Edgard Allan Poe e Marques de Sade, que combina imagens reais e animação. É nessa delirante alegoria à sociedade contemporânea onde encontramos o jovem Jean Berlot (Pavel Liska), um rapaz assombrado por terríveis pesadelos.
Berlot trava conhecimento com Marquiz (Jan Triska), personagem inspirada no divino Marquês de Sade, um aristocrata com um glorioso apetite por blasfêmias e orgias e inicia uma odisséia “terapêutica”.Como temas centrais estão a liberdade, a manipulação e a repressão, exercidas pela civilização e a prova da grande forma e genialidade do realizador/diretor checo que aqui assina esse longa-metragem "subversivo" e provocador: JAN SVANKMAJER.
Descubra nesse universo "único", que simbolicamente é a cara da nossa sociedade e suas relações de poder, a nossa frágil, algumas vezes pobre mas fertilíssima existência, bem como o contra ponto para muitas das nossas divagações e sofrimentos!
"Senhoras e Senhores, o filme que assistirão é um filme de TERROR, com toda a decadência própria do gênero", em uma das mais debochadas, dramáticas e admiráveis concepções. O Terror está no ar...
PS: Não nos responsabilizamos pelas virtudes terapêuticas desse filme!



Jan Svankmajer
Nasceu em Praga, na Checoslováquia, em 1934. Estudou cenografia na Faculdade de Artes Aplicadas e manipulação de marionetes na Academia de Artes performáticas de Praga. A diversidade criativa, um humor negro blasfemo e pontos de vista divertidos caracterizam o seu trabalho, seja ele no cinema, artes plásticas ou literatura. As suas animações já foram inúmeras vezes premiadas."Para o argumento de LUNACY fui buscar idéias em duas histórias de Edgar Allan Poe, ‘The Premature Burial’ e ‘The System of Dr. Tarr and Professor Fether’. Estas idéias foram incorporadas numa história que agora nada deve a Poe. Uma das personagens principais, o Marquês, foi inspirada no Marquês de Sade, de cujos textos já li várias passagens.”
Elenco:
Pavel Liska .... Jean Berlot
Jan Triska .... Marquis
Anna Geislerová .... Charlotte
Jaroslav Dusek .... Dr. Murlloppe
Martin Huba .... Dr. Coulmiere
Pavel Nový .... Servant Dominic
Stano Danciak .... Innkeeper
Jirí Krytinár .... Reciting Madman

Nenhum comentário:

Postar um comentário